Todos hão de convir, que a leitura é importante, não só para se informar ou para se entreter, mas também, por ser um meio de ascensão social. Devemos ler, e ler sempre. Não qualquer coisa, nem de qualquer jeito. O homem que não lê é incapaz de conhecer as suas forças e ignorará sempre o que pode produzir (ALBALAT, p. 28).
Nem todos têm uma pré-disposição e gosto pela leitura, as razões são inúmeras, porém, não se deve a partir disso, concluir que ela é uma ciência inatingível, reservada para os grandes. Na verdade, todos podem ler, ler bem, e desenvolver o gosto por ela.
Ler bem, é diferente de ler muito. Sendo assim, o melhor caminho a se seguir no que diz respeito a qualidade da leitura não é propriamente a quantidade de livros que se lê. Devemos fugir da pressão que nos é imposta pelas listas de leitura. Para quem deseja embarcar neste mundo, precisa compreender que o excesso entorpece o espírito, e tira toda possibilidade de se refletir a respeito do que se leu, para então se tirar proveito da leitura.
Bem, o objetivo do texto é propor conselhos práticos, para àqueles que estão iniciando sua vida de leitura, assim, não nos vamos delongar no que tange a importância ou necessidade da leitura. Para aqueles que gostariam de começar, bem como aqueles que já têm tentado, porém não têm obtido tanto sucesso, segue alguns conselhos:
-
Como começar?
Comece devagar. As ambições esdruxulas podem ser um desestimulante. No começo, não precisas acordar as 5h e ler duas horas ou mais, a longo prazo, o que pode acontecer é você desanimar e desistir, então, reserve meia hora no dia. Pode parecer pouco, mas para quem está começando é muito.
-
Seja regular
Para se construir um hábito de leitura, é necessário regularidade. Para isso, deves escolher os dias e horário que desejas dedicar a leitura e não abrir mão por nada. Respeite o período reservado para a leitura, isso mostrará que a leitura não é algo que você faz quando sobre algum tempo, pelo contrário é parte do seu processo formativo.
-
Dê o primeiro passo
A leitura é um processo que dura a vida toda, então não precisamos ter pressa, porém, para ganharmos o gosto e hábito pela leitura precisamos ler. Para isso não se tem muito segredos, comece a ler. Decida se aventurar por algo mais simples, em vez de querer logo no começo encarar um livro difícil. “De um modo geral é melhor começar por ler o que é simples, clássico, sincero, puro, de pensamento e sentimento reto, para dar ao gosto e às ideias a retidão e a clareza que são a base das grandes obras (ALBALAT, p. 32).